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Saiba tudo sobre: alinhamento, balanceamento, cambagem e caster

Balanceamento Alinhamento
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É importante saber a diferença entre alinhamento, balanceamento, cambagem e caster.

É muito importante saber diferenciar os serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem e caster ao levar um veículo até uma oficina. Isso se dá porque muitos condutores são enganados sobre a falsa necessidade desses serviços.

Entender essa diferença pode ser um grande desafio, visto que muitas pessoas desconhecem, inclusive, a sua existência.

Assim, muitas vezes, o dono do veículo é levado a aceitar um serviço desnecessário por falta de conhecimento ou de informação.

Carro alinhando

Alinhamento, balanceamento, cambagem e caster o que são?

Alinhamento, balanceamento, cambagem e caster são serviços automobilísticos necessários para que haja uma correta manutenção de um veículo.

Porém, eles não precisam acontecer juntos em muitos dos casos. Por isso, é importante conhecê-los a fundo.

Balanceamento

Balanceamento

Um balanceamento equilibra a rotação das rodas de um veículo.

O balanceamento de rodas é um processo que visa equilibrar a rotação da roda. Ou seja, ele faz com que ela rode de maneira uniforme sem que haja qualquer tipo de vibração.

Para que o balanceamento seja feito de forma correta, pequenos chumbos são igualmente distribuídos pela roda em alguns pontos específicos.

Quem determina esses pontos é a máquina balanceadora que simula rotações e, com isso, é capaz de calcular a força proveniente do desbalanceamento.

Tal máquina mede as forças que estão sendo recebidas por cada ponto da roda, a fim de identificar os pesos recebidos e o local para onde eles precisam ser redirecionados para que a roda volte a girar corretamente, de forma suave e sem vibrações.

É normal que o desbalanceamento aconteça com o passar do tempo, visto que a roda costuma sofrer alguns amassados quando o veículo passa por buracos, por exemplo.

Além disso, também há o desgaste não uniforme dos pneus, esbarrões em guias de calçadas e momentos em que o veículo trafega com pneus murchos. Tudo isso influencia no desbalanceamento dos pneus.

Alinhamento

Alinhamento

O alinhamento ajusta as rodas dianteiras do veículo.

O alinhamento de direção, como o próprio nome diz, alinha de forma paralela as rodas da frente do carro. Com isso, o veículo passa a ser capaz de andar sempre em linha reta, mesmo que o condutor não esteja com as mãos no volante.

Tal procedimento é feito em uma plataforma alinhadora. Nela, o profissional faz a leitura dos dados que foram previamente medidos e realiza os ajustes mecânicos nos braços axiais que forem necessários.

Esses dados são os ângulos de abertura dos pneus da frente, que podem ser de divergência ou convergência.

Em uma divergência as rodas formam um ângulo aberto. Isso significa que as rodas da frente estão voltadas para o lado de fora.

Já em uma convergência, esse ângulo é fechado. Isso quer dizer que as rodas dianteiras estão voltadas para dentro.

O desalinhamento costuma acontecer de forma natural proveniente do desgaste que ocorre nos pneus e nos componentes da suspensão. Isso se dá essencialmente por conta de buracos presentes no asfalto.

Quando um carro está desalinhado, seus pneus sofrem um desgaste irregular e extremo. Além disso, o condutor sente um grande desconforto na direção, tendo que fazer força para conseguir manter o veículo em linha reta ao segurar o volante.

Cambagem

Cambagem

Conhecer a diferença entre alinhamento, balanceamento, cambagem e caster é fundamental.

Para saber exatamente a diferença entre alinhamento, balanceamento, cambagem e caster, é necessário que o condutor conheça a definição de cambagem.

Camber nada mais é do que o grau que mede a inclinação lateral da superfície do pneu que entra contato com o asfalto.

A cambagem serve justamente para averiguar qual é o ângulo dessa inclinação em relação à carroceria do veículo. Quando o ângulo é igual a zero, significa que a área máxima do pneu está entrando em contato com o solo.

Encontre seu Pneu

O objetivo da cambagem é aperfeiçoar a estabilidade do veículo em uma curva, já que durante esse processo a massa do carro é deslocada por conta da força centrífuga. Com isso, o pneu tende a perder área de contato com o solo por conta de sua inclinação.

Um exemplo bem comum de grau de camber é quando as rodas traseiras de um veículo estão tortas, o que pode acabar danificando outros aspectos do carro.

Tal desalinhamento pode ser causado pelo excesso de carga transportada por um veículo, por exemplo. Além de colisões e fortes impactos nas rodas, como buracos.

Caster

Caster

O ângulo de Cáster influencia a dirigibilidade e a estabilidade de um veículo.

O ângulo de Cáster é aquele formado entre o pino mestre da suspensão de um veículo em relação ao plano vertical. Este ângulo possui uma influência direta na questão de dirigibilidade do carro, além da estabilidade e do comportamento da direção.

Normalmente esse ângulo é fixo, mas sempre deve ser conferido quando o veículo sofre algum impacto, por exemplo.

O ângulo de Cáster sempre é definido para cada veículo individualmente, através de uma média entre a estabilidade em altas velocidades e a leveza da direção.

Quando um carro apresenta um caster positivo, ele conta com uma maior estabilidade de direção em situações de alta velocidade. Contudo, essa situação também torna a direção dura em velocidades baixas, dificultando a realização de algumas manobras.

Quando tal ângulo é negativo, o carro apresenta pouca estabilidade em altas velocidade e leveza na direção.

Então, é bom que o ângulo de caster esteja sempre balanceado para não ter efeitos contrários aos buscados pelo condutor.

É importante detectar quando tal ângulo está irregular durante o alinhamento da direção do veículo.

Quais são as diferenças entre eles?

Os serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem e caster precisam ser realizados em qualquer veículo, independentemente do seu modelo.

Existem diferenças entre eles e nos locais onde são feitos e o condutor precisa sempre estar atento a essas informações.

O alinhamento é realizado na direção do carro, a fim de constatar que os pneus estão alinhados na mesma direção.

Já o balanceamento é feito nos pneus do veículo. Sua finalidade é não deixar que uma parte fique mais leve ou mais pesada do que a outra, o que acabaria ocasionando possíveis trepidações.

A cambagem nada mais é do que a inclinação da roda de um carro em relação ao seu plano horizontal, sendo responsável por manter os pneus “retos”.

E, por último, o caster é a disposição do ângulo do eixo vertical da suspensão da roda de um carro medido na direção longitudinal. Ele é responsável pela estabilidade de um veículo e pela sua dirigibilidade.

Quando devo fazer o alinhamento, balanceamento, cambagem e ou caster?

Existem alguns momentos certos para que os serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem ou Cáster sejam realizados.

Pensando nisso, a lista abaixo foi elaborada para que qualquer condutor saiba quais são essas ocasiões.

Alinhamento

É recomendado que um alinhamento seja realizado quando houver a substituição de peças da suspensão ou dos pneus. Além disso, é importante que ele seja feito em toda revisão previamente indicada pelo fabricante ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

Um alinhamento também é indicado após colisões e fortes impactos contra guias, pedras ou buracos, por exemplo.

Quando o condutor do veículo perceber algum tipo de irregularidade no comportamento da direção ou quando desgastes irregulares forem observados nos pneus, é necessário que um alinhamento seja realizado.

Balanceamento

O balanceamento precisa ser realizado quando os pneus forem trocados ou a cada 10 mil quilômetros, como acontece com o alinhamento.

Um sinal de que o serviço precisa ser realizado fora do período supracitado é quando apresenta trepidações com o aumento da velocidade do veículo.

Ele pode ser realizado sem que as rodas sejam retiradas do carro ou através do balanceador de coluna com a retirada das rodas em questão.

Também é recomendado realizar um balanceamento com o rodízio dos pneus e após reparos na câmara de ar de um ou mais pneus.

Cambagem

Alinhamento, balanceamento, cambagem e caster são serviços que aumentam a vida útil de um veículo.

É fortemente recomendado que a cambagem seja realizada junto com o alinhamento e o balanceamento, caso haja a necessidade.

Não existe uma periodicidade exata para a realização do serviço. Porém, é importante que o condutor tenha sempre em mente que um ângulo de camber errado pode causar desgastes irregulares dos pneus.

Então, se o condutor costuma transitar por estradas esburacadas, provavelmente correrá o risco de cair em um desses buracos. Com isso, alterações no ângulo de camber podem vir a ocorrer por conta dos excessos de buracos, fortes colisões ou por excesso de carga carregada.

Também é fundamental que o comportamento do veículo seja observado constantemente pelo proprietário para que problemas futuros possam ser evitados.

Cáster

A verificação do Cáster precisa ocorrer quando o condutor percebe baixa estabilidade do seu carro em altas velocidades, dificuldade em realizar manobras e direção pesada.

Além disso, tal serviço também precisa ser realizado em casos de colisões, pois os sistemas de suspensão e de direção podem ter sido afetados de alguma maneira.

Você já conhecia as diferenças existentes entre alinhamento, balanceamento, cambagem e Cáster? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando as nossas publicações.

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