Dicas Gerais

Qual tipo de direção é melhor elétrica ou hidráulica?

Carflix - Tipo de direção
0
Avalie este post

Para ser um bom motorista não basta somente sentar atrás do volante, é preciso conhecer seu carro e como ele funciona, principalmente na hora de trocar o modelo ou levar na oficina, para não ser enrolado. Na hora de comprar um veículo é comum observar potência do motor, consumo de combustível e condições de pagamento. Mas, e o tipo de direção? Esse item também deve ser considerado na escolha do veículo.

Entre os modelos novos, são poucos os que não dispõem de direção hidráulica, mesmo que seja oferecido como opcional. Entre os usados, você ainda encontra com facilidade carros com direção mecânica. Já a direção elétrica está se tornando mais popular devido as suas vantagens. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da direção hidráulica e da direção elétrica.

Direção Mecânica

A direção mecânica não possui qualquer recurso especial e não é recomendada quando o motorista busca conforto extra numa condução. Ficará encarregado de realizar as manobras com um pouco de força física, sem qualquer auxílio. Seus benefícios são a manutenção com custo mais baixo, visto que não possui componentes hidráulico/eletrônico.

Direção Hidráulica

Foi usada pela primeira vez no Chrysler Imperial EM 1951, seu sistema usa uma bomba hidráulica conectada ao motor, que pressuriza o fluido que circula dentro da caixa de direção e, por sua vez, movimenta um pistão, tendo como vantagem a diminuição em até 80% o esforço aplicado pelo motorista.

Na hora de realizar uma manobra, o óleo exerce uma pressão como se fossem dois pistões empurrando a direção para um lado e para o outro. Cada modelo de automóvel prevê a manutenção de tempos em tempos, mas em média o óleo da direção hidráulica deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros.

Sua desvantagem é que a bomba depende do funcionamento do motor e, assim rouba de 1 a 3 cavalos. Este sistema também depende de reservatório e mangueiras, sendo mais complexo que o sistema elétrico.

Direção Hidráulica
Direção Hidráulica

Direção Elétrica

Utilizada pela primeira vez em 1988, pelo Suzuki Cervo, o sistema vem ganhando a preferência dos fabricantes por tornar o manejo do volante mais confortável do que com direção hidráulica, permitir maior variação na assistência da direção conforme a velocidade e, o mais importante, por não roubar potência do motor e, assim, reduzir seu consumo de combustível. A eficiência energética pode ser até 85% maior.

Possui um pequeno motor elétrico que entra em ação ao receber sinais de sensores que identificam o movimento do volante, alivia o trabalho dos músculos do motorista. Sua desvantagem é que há sempre o risco de uma pane elétrica.

Direção Elétrica
Direção Elétrica

Direção eletrohidráulica

É um meio termo entre a direção elétrica e a hidráulica. A diferença é que em vez de a bomba hidráulica ser acionada pelo motor do carro, é comandada por um motor elétrico independente.

Diferença e semelhanças

As principais diferenças entre a direção hidráulica e elétrica está no sistema de funcionamento, porque em questão de leveza ambas são praticamente iguais, facilitando bastante as manobras. Os defensores da elétrica dizem que ela permite manobras mais precisas, já os defensores da direção hidráulica alegam que ela é mais segura.

A elétrica exige menos do motor, gerenciando de forma mais eficiente a energia do carro. Gera economia de combustível, mas não é sensível ao bolso do motorista, a não ser em casos em que o motor entra em modo stand-by ou seja, em uma estrada reta sem mexer muito no volante, no entanto é mais sustentável.

Já falando em manutenção, caso a direção elétrica pare de funcionar, ela ficará dura, mas o motorista continuará tendo controle do veículo. É importante que nas manutenções regulares seja feita uma análise dos sensores e atuadores de direção elétrica.

A manutenção da direção hidráulica é mais complicada, porque envolve mangueiras, substituição do fluido hidráulico, checagem regular do reservatório. É preciso ter cuidado com os vazamentos, que ocorrem principalmente nas mangueiras de baixa e alta pressão e na caixa da direção hidráulica. Além disso, muitas vezes a manutenção exige ainda alinhamento e troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica.

Nesse artigo vimos as diferenças e semelhanças da direção elétrica e hidráulica, vimos que ambas têm vantagens e desvantagens, e você, qual prefere? Responda nos comentários!

Car photo created by – www.freepik.com

Você também vai gostar
Luzes Painel
Luzes do painel acenderam, e agora?
Transportar Bicicleta
Como transportar bicicleta de forma segura.