Comprando Seu Carro Dicas Gerais Vendendo Seu Carro

Os Golpes mais comuns na compra e venda de seminovos

Golpes na Compra e Venda de Seminovo
0
Avalie este post

Ao pensarmos em comprar em um carro seminovo, procurar por um bom carro, em boas condições de uso e estética e com preço atrativo são as primeiras coisas que vem em nossa mente, e muitas vezes, ao entrarmos em contato direto com vendedores, esquecemos que não estamos imunes a fraudes e golpes. Obter muitas informações sobre ele pode não ser o suficiente para evitar esse tipo de problema. Neste artigo, iremos dar dicas de como evitar os “bons negócios” disfarçados de falcatruas.

Antes de falar sobre os golpes, é importante ressaltar alguns cuidados preliminares:

O primeiro passo é optar por uma concessionária ou loja, visto que oferece informações seguras sobre o veículo desejado. Um novo segmento que surgiu junto ao avanço da internet, são as plataformas digitais de intermédio comprador-vendedor. Muitas vezes podem oferecer uma maior cobertura quanto as habituais concessionárias, mas é importante obter o máximo de informações sobre essas plataformas, analisando sempre o feedback de clientes, o histórico de vendas e quem está por trás das telas!

Em muitos casos a busca por automóveis com um preço abaixo do habitual gera ansiedade, além da perda de tempo visitando concessionárias e analisando os melhores negócios. A escolha pela compra direto com vendedor é a mais fácil, visto que o preço já é mais baixo e muitas vezes pode ser negociado, mas é aí que mora o problema, em meio a vendas reais, muitas vezes há golpes disfarçados de bons negócios.

Em caso de compra direta, outro dica importante é sempre fechar negócios em locais públicos, ir acompanhado e em horários comerciais, colhendo a maior quantidade de informações possíveis sobre o vendedor: nome, documentos, onde trabalha, telefone de contato etc.

Outro adendo é informar-se sobre as alterações mecânicas que já foram realizadas, optar por levar um mecânico de sua confiança é uma boa pedida, evitando maiores desgastes futuramente. Tanto na venda em concessionárias, quanto na venda direta, saber se o veículo está vistoriado, é fundamental.

Seja o seu objetivo comprar ou vender um veículo seminovo, obter o manual e a chave reserva é essencial, isso mostra o cuidado que o vendedor teve durante seu período com o carro.

1. Vendedor ou comprador que exige pagamento antecipado.

Desconfie de pagamentos que são exigidos antecipadamente, seja sinal, valor parcial ou completo. Um dos golpes mais comuns é o do pagamento antecipado, portanto, apenas com a concretização da venda o documento de transferência deve ser preenchido, sempre obtendo como comprovar todas as etapas já feitas, podendo assim, resguardar todos os seus direitos.

2. Fraudes na hora do pagamento

Outro golpe muito comum, é na hora do depósito da conta. Após ganhar a confiança do comprador/vendedor o pagante opta por pagamento em cheque, que são mais suscetíveis de serem fraudados. Quando pagamento for em TED ou em DOC, o estelionatário apresenta um comprovante falso de um cheque falsificado e sem fundo, prometendo uma nova transferência a ser realizada. A preferência deve ser por transferências bancárias, sempre checando se o pagamento, de fato caiu (a checagem pode ser feita por aplicativo, no seu próprio smartphone, em caixas eletrônicos ou pelo telefone da agência) para assim efetuar as demais etapas da transação.

3. Fraudes com carros clonados

O preço ofertado geralmente em sites, é o mesmo de tabela, o que não causa nenhum espanto, mas, ao optar por um negócio à vista, um grande desconto é oferecido, o que aparentemente é vantajoso a quem está comprando. Mas, o bom desconto pode ser na verdade para um carro clonado e com documentos falsificados. 

A vítima entra em contato com o “vendedor” e após negócio fechado, dirigem-se ao cartório para a realização da transferência acompanhado de um dos criminosos que se apresenta com documentos falsos e possivelmente já ganhou a confiança do comprador. Feito o reconhecimento de firma e já em posse do veículo em questão, a vítima efetua o pagamento para a conta de um laranja, na qual o criminoso consegue retirar o dinheiro. 

4. Veículo fantasma

Sempre utilizando do lado financeiro, golpistas anunciam um veículo preço abaixo da tabela juntamente com descontos aparentemente favoráveis. 

Ao entrar em contato, o comprador é informado de que o veículo encontra-se em outro estado, a partir daí, o vendedor apresenta dados e fotos do suposto carro e até o convida para olhar pessoalmente, sempre usando de simpatia e maleabilidade, tudo para conquistar o comprador. 

Nos próximos contatos, o golpista diz que recebeu outra proposta e que está prestes a fechar negócio, para enganar o comprador, afirma que só pode segurar o negócio por meio de transferência bancária ou depósito. Com medo de perder a vantajosa oportunidade, o comprador faz o que o golpista pede, após a realização do pagamento, o golpista some.

5. Outros golpes

É importante ressaltar que golpes não precisam necessariamente voltados para o pagamento na negociação de um veículo. Há também aqueles que fazem alterações estéticas para que não haja desvalorização do veículo como: esconder colisões estruturais, retoques estéticos e problemas mecânicos graves.

Há também a alteração na quilometragem no veículo. Analisar os desgastes físicos do carro (como volante e pedais) é importante para não cair nesse tipo de golpe bastante comum.

Checar a qualidade dos pneus é essencial. Há quem aplique silicones e reparadores para aparentar uma melhor aparência, a dica é checar as marcações originais TWI, que ficam nos sulcos do pneu, para verificar o nível de desgaste real.


Escolher uma boa concessionária ou as novas plataformas digitais, é imprescindível; a CARFLIX inovou o modo de vender e comprar seu seminovo. De um modo mais econômico e eficiente que os modos tradicionais de compra e venda, promove negociações mais justas para ambas as partes e para garantir que golpes como os citados acima não ocorram, realiza rigorosas inspeções nos veículos anunciados! Para sua maior comodidade, cuida de toda a negociação, pagamento e a papelada, tudo para o maior conforto do cliente! Ficou interessado? conheça mais sobre a Carflix: https://www.carflix.com.br/

Business photo created by senivpetro – www.freepik.com

Você também vai gostar
como comprar carros usados
Como Comprar Carros Usados Com Segurança: Solução Definitiva
Carflix Rastreamento Veicular
Saiba tudo sobre rastreamento veicular.