Dicas Gerais

O que fazer para diminuir o consumo de combustível?

Carflix - Consumo de Combustível
0

Em tempos de crise, o preço do combustível atinge valor extremamente alto,  aterrorizando motoristas que buscam estratégias de como reduzir esse consumo. O funcionamento de um carro é resultado da interação de um conjunto de peças em perfeita sincronia e em constante comunicação uma com as outras.  Além das características próprias de cada modelo, existem outros fatores que influenciam o consumo de combustível. Você já parou para pensar quais são elas? Abaixo vamos conhecer melhor o que pode está fazendo seu carro gastar mais combustível.

 

  • Calibragem errada dos pneus

É necessário ficar atento à calibragem dos pneus que deve está com a pressão recomendada pelo fabricante. O ideal ser conferida pelo menos a cada 15 dias ou semanalmente, se você roda por estradas em mau estado de conservação. Segundo especialistas, pneus com pressão 10% abaixo do recomendado podem aumentar o consumo de combustível entre 6% e 10%, dependendo das características do veículo devido ao aumento da resistência ao rolamento.

 

  • Filtro de ar

É importante verificar se estar sujo ou precisa ser substituído o que reduz o fluxo de ar gerando uma compensação que injeta mais combustível. O aumento no consumo pode chegar a até 8%. Siga a quilometragem indicada pelo fabricante para a substituição do filtro de ar.

Carflix - Consumo Abastecimento

  • Combustível adulterado

 A adulteração de combustível é um grave problema no Brasil e pode provocar graves danos no motor e também aumentar o consumo de combustível do veículo. Dependendo do tipo de adulteração, o motorista só vai perceber algum problema ao checar a média de consumo no computador de bordo ou quando for abastecer novamente. Abasteça apenas em postos de confiança.

 

  • Bobina de ignição

A bobina é responsável por gerar a corrente para as velas, que produzem a faísca que dará início a queima de combustível. Quando esta com defeito pode causar perda de potência e consumo exagerado. O consumo de combustível aumenta porque não há tensão suficiente para queimar o combustível, e para compensar isso mais combustível será injetado.

 

  • Carro cheio

Se o seu carro está pesado com bagagens e passageiros é essencial calibrar os pneus. Todos os modelos possuem uma pressão recomendada para quando o veículo está carregado. A calibragem correta, além de economizar combustível, também contribui para prolongar a vida útil dos próprios pneus.

 

  • Sonda lambda

 Também chamada de sensor de oxigênio, fica localizada no escapamento e tem como função principal analisar a mistura ar e combustível produzida durante a combustão do motor. Caso ela esteja com problema, essas informações ficam erradas e pode ter maior injeção de combustível na câmara de combustão, sem necessidade. Com isso, o consumo é aumentado sem necessidade.

 

  • Condução

Procure trocar a marcha em rotações mais baixas, sem forçar o motor em situações desnecessárias. A prática de andar com em ponto morto, não é uma das formas de economia. Ande sempre com o carro engrenado, mesmo em descidas, para melhorar o consumo.

Com práticas simples que requerem atenção e cuidado ao seu veiculo você conseguirá economizar combustível e também aumentar a vida útil das peças do seu carro. Uma manutenção adequada é fundamental para o bem estar, segurança e evitar gastos maiores no futuro. Fique atento e faça sempre a revisão, seu carro e seu bolso agradecem!

Você também vai gostar
Nova placa modelo mercosul
Preciso trocar a placa do meu carro para o modelo MERCOSUL?
Transportar Bicicleta
Como transportar bicicleta de forma segura.