Dicas Gerais

Luzes do painel acenderam, e agora?

Luzes Painel
0
Avalie este post

Os automóveis atuais contam cada vez mais com tecnologia embarcada. Além de aumentar a segurança, eficiência e durabilidade do veículo, essas tecnologias também têm sido usadas pelas montadoras para facilitar o dia a dia do motorista em relação ao que se passa com seu carro. Uma das formas mais comuns de percepção no veículo é através das luzes do painel, que indicam possíveis problemas de forma bem acessível para o motorista. É importante ficar atento, para não deixar nada passar aos olhos, e para isso, é imprescindível saber o que cada uma delas significa.

O air bag, por exemplo, é um item de segurança tão eficiente que tornou-se obrigatório no Brasil, em modelos novos, a partir de 2014. A luz do airbag acendeu aparentemente do nada. Por que essa luz acende? Como resolver esse problema? Nesse artigo vamos tirar suas dúvidas!

Dada a partida no carro, a luz do air bag se acende e após um período de 1 a 5 segundos, é apagada; permanecendo acesa após esse período de tempo, pode indicar uma falha no sistema, fazendo com que o dispositivo fique desabilitado.

Um dos principais motivos para essa luz acender é um defeito nos sensores dos cintos de segurança, que fazem parte do circuito do airbag e são sensíveis a movimentos bruscos, sendo necessário a troca sensor para que tudo volte ao normal.

E se acender a luz da injeção eletrônica acender?

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo. O sistema de injeção é de extrema importância para o bom funcionamento do carro, já que é ele que comanda a alimentação de combustível e gerencia o motor.

Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada. Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor.

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores.

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Independente se foi à luz do airbag ou a luz de ignição que acendeu, leve o veículo a uma oficina para que o diagnóstico possa ser realizado o mais rápido possível. O quanto antes o diagnóstico for realizado, melhor será para sua segurança e do seu veículo!

Você também vai gostar
Como Saber se o Carro Precisa de Alinhamento e Balanceamento?
Entenda a diferença entre câmbio de carro manual, automático e automatizado.