Comprando Seu Carro

Financiar um carro: conheça as formas mais comuns

Financiar: Formas mais Comuns
0

Na hora de comprar um novo carro o ponto mais importante, após escolher o modelo ideal, é a forma que o comprador realizará o pagamento. Na maioria das vezes, a melhor opção é optar por um financiamento, visto que há inúmeras vantagens no procedimento. Pensando nisso, a Carflix separou as formas mais comuns de financiar um carro, mostrando as dicas para comprar com segurança e facilitar na hora de adquirir um novo automóvel!

Você sabe como funciona para financiar um carro?

Os financiamentos de carros novos ou usados são feitos por meio de financiadoras ou bancos, sejam eles públicos ou privados, que fazem uma análise do salário do possível comprador e a partir daí avaliam se o crédito será ou não aprovado. A financiadora ou banco em questão, faz o pagamento integral do valor do veículo, e realiza um contrato com o comprador, para que ele pague parceladamente o valor do bem adquirido; o valor e a quantidade de prestações é calculado a partir do salário avaliado.

Ao analisar a negociação, o capital disponível do comprador e as possíveis formas de realizar o pagamento do financiamento, a empresa direciona o cliente para a melhor condição para financiar seu carro, de uma forma que favoreça ambas as partes.

Você sabe quais são os tipos de financiamento mais comuns?

Os financiamentos podem ser feitos na forma de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Consórcio ou Leasing. E funcionam do seguinte modo:

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Apesar de ter uma taxa de juros um pouco mais alta do que as demais formas, o CDC é a forma mais comum e conhecida de financiamento e consiste no empréstimo do valor total do veículo a ser comprado. Cada instituição oferece uma forma diferente na quantidade de parcelas e taxas de juros, além da taxa do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por isso, é imprescindível avaliar bem a empresa que realizará o financiamento e as condições fornecidas no contrato.

Neste financiamento, os documentos do veículo ficam imediatamente no nome do comprador, mas não é permitido o repasse do veículo para o nome de outra pessoa, pois o carro fica alienado ao banco, situação que só é revertida ao final do pagamento de todas as parcelas. A taxa de juros é fixa e não sofre alteração mediante a contrato assinado. 

Leasing 

O termo Leasing designa o arrendamento mercantil ou locação financeira. Consiste no financiamento em que a empresa, diferente do CDC, mantém os documentos em seu nome até que todas as parcelas do veículo sejam pagas, ou seja, o comprador faz uma espécie de aluguel do veículo durante este período, podendo transferi-lo para seu nome assim que dado o encerramento do processo de pagamento. O leasing se torna um financiamento somente a partir do final do processo, em que o atual locador decide comprar, de fato o veículo.

O leasing é uma boa alternativa para quem não tem o dinheiro de entrada (que é necessário no financiamento comum) já que o valor é pago integralmente pela instituição e também se torna mais barato devido não sofrer influência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Consórcio 

O consórcio diferente do CDC e do Leasing, é feito de maneira mais planejada e por meio de grupos. O comprador e outras pessoas que desejam adquirir um veículo contribuem com parcelas mensais para formar uma espécie de poupança conjunta. A cada mês é realizado um sorteio para escolher a pessoa que será contemplada com a carta de crédito (equivalente ao valor do veículo). O sorteio é realizado uma vez ao mês e para acelerar o processo, o comprador pode realizar lances do próprio capital e assim como em um leilão, o maior valor maior tem maior chance de ser contemplado.

Para quem realizará a troca de um veículo, algumas financeiras ou bancos oferecem a opção da utilização do valor da venda do carro antigo para a realização de um lance. 

As vantagens do consórcio se dão pela a ausência de taxa de juros e a flexibilidade na quantidade de parcelas. Há somente o pagamento de uma taxa de administração que é a taxa para a administradora do grupo de consórcio devido a organização, realização e a taxa do fundo reserva, que é utilizado de acordo com a necessidade do grupo e caso não seja utilizado, é ressarcido a cada um dos integrantes

São inúmeras as formas para trocar ou investir em um novo veículo. Com um certo planejamento ou não, as formas de financiamento estão cada vez mais  flexíveis para satisfação do cliente. A Carflix trabalha com as melhores financeiras e opções de financiamentos, além de cuidar de toda a parte burocrática do seu veículo, ficou interessado? acesse o site da Carflix: https://www.carflix.com.br/

Photo by ORLANDO SANT’ANNA on Unsplash

Você também vai gostar
como comprar carros usados
Como Comprar Carros Usados Com Segurança: Solução Definitiva
Gastos com Carro
Quais são os gastos com carro que devemos considerar?