Dicas Gerais

Entenda a diferença entre câmbio de carro manual, automático e automatizado.

0
Entenda a diferença entre câmbio de carro manual, automático e automatizado.
Avalie este post

Com os avanços tecnológicos itens comuns são substituídos por outros mais eficientes. Esses avanços permitiram a evolução dos tipos de câmbio de carro, com diferentes formas de funcionamento, desempenho e nível de consumo. Os câmbios mais recentes apresentam sistema de transmissão mais desenvolvido e capaz de garantir ao motorista maior controle sobre a velocidade do carro.

São quatro os tipos de câmbios disponíveis atualmente, cada um com funcionalidades distintas, abaixo detalhamos cada um deles:

Câmbio de carro manual ou mecânico

Ainda é o mais comum entre todos os tipos de câmbios dos carros brasileiros. É presente nos modelos antigos, tem o funcionamento manual e sua transmissão é mecânica, por isso, precisa do uso da embreagem para que as marchas sejam trocadas.

Suas vantagens é o baixo custo e quando usado da maneira certa promove maior controle ao carro. Já as desvantagens são que esse modelo necessita de manutenção constante, possui um tempo de vida menor quando usado erroneamente pode fazer com que o veículo consuma mais combustível.

Câmbio automático

Seu diferencial é um conjunto de discos ao invés de engrenagens. Cada marcha é representada por um número de discos que se fecham. Esse câmbio trabalha diretamente com o motor, sem a necessidade de o motorista interferir.

As vantagens são que funciona de forma contínua sem acontecer trancos durante o percurso. Possui alta vida útil. As desvantagens são o preço elevado tanto para a compra do veículo, como para a manutenção e troca de peças.

Câmbio automatizado com embreagem dupla

Possui uma embreagem dupla e uma caixa de transmissão de funcionamento a base de duas engrenagens de encaixe. Quando o condutor está com uma marcha engatada, a outra permanece ‘pré-engatada’ na próxima marcha. Assim, quando ocorre a troca de marcha à engrenagem já está pronta para engatar a marcha seguinte, e o processo se repete.

Suas vantagens é que as trocas de marcha são muito mais ágeis e o consumo de combustível também é menor que o modelo manual. As desvantagens é a necessidade de manutenção qualificada e o custo mais elevado.

Câmbio CVT – Transmissão Continuamente Variável

Conhecido também por câmbio de infinitas marchas devido seu sistema com ausência de engrenagens e discos. É ligado diretamente no motor do carro e nos eixos, que por sua vez, são ligados por duas correias de polia, mantendo a força constante de aceleração e desaceleração.

As vantagens são um melhor desempenho, menor consumo de combustível e muito mais conforto ao dirigir. A desvantagem, além do alto custo de compra e manutenção, é a necessidade constante de troca de óleo.

É importante conhecer como é o funcionamento das peças dos veículos com suas vantagens e desvantagens, dessa forma fica bem mais fácil decidir qual se adeque as suas necessidades diárias.

E aí, já está pronto para escolher o melhor tipo de câmbio para o seu próximo veículo? Acompanhe nosso blog e esteja sempre informado sobre o universo automobilístico.

 

 

Você também vai gostar
Carflix - Consumo de Combustível
O que fazer para diminuir o consumo de combustível?
As 6 Melhores Marcas de Pneus para Carros
As 6 Melhores Marcas de Pneus para Carros

Deixe o seu comentário!

Seu comentário

Seu Nome
Seu Site