Dicas Gerais

Dicas para organizar o porta malas do seu carro.

Porta Malas
0

Viajar é um momento de lazer, e para curtir o passeio com segurança sem faltar nada é preciso saber como organizar o porta malas do carro.

As vezes o porta malas parece não ser suficiente, encaixar malas, mochilas e bolsas no espaço disponível não é fácil. Para isso, é importante lembrar que a bagagem não deve impedir o fechamento da tampa do porta-malas, nem atrapalhar a visão do motorista.

Também não é uma boa ideia deixar malas e bolsas soltas nos bancos do carro. Estudos mostram que em uma batida a 60 km/h os objetos soltos pelo interior do automóvel podem ser arremessados com uma força equivalente a 55 vezes o seu peso original. Ou seja, um laptop de 3 kg poderia acertar a cabeça de um ocupante com um golpe equivalente a 165 kg.

Para uma viagem segura e tranquila é importante tirar um tempinho para organizar como vai distribuir as bagagens no porta mala do carro. Nesse artigo iremos dar algumas dicas sobre o assunto!

Planejamento da viagem

O primeiro passo é pensar quantos dias você pretende ficar fora, o número de pessoas que vão no carro com você, as condições climáticas e o espaço disponível no carro. Com isso você já consegue saber se vai precisar de um espaço extra ou se caberá tudo no porta malas.

Peso da bagagem

É preciso também ter atenção ao peso das bagagens. Todos os veículos possuem no seu manual a indicação de carga máxima que ele pode transportar. Quando o veículo está mais pesado, ele tende a mudar o seu comportamento, fazendo com que o tempo de resposta seja mais lento. O potencial de aceleração, a frenagem e o contorno nas curvas diminui drasticamente, enquanto que a carroceria tende a inclinar um pouco.

Ultrapassar esse limite representa um risco para os ocupantes, além de promover um desgaste prematuro em alguns sistemas, principalmente no sistema de freios e na suspensão.

Escolha a mala certa

As malas rígidas são as mais resistentes, elas acomodam melhor as roupas, sem deixá-las amassadas, mas são difíceis de encaixar no porta-malas. Se houver volumes duros e outros maleáveis, é melhor acomodar primeiro as mais rígidas e colocar os moles por cima.

Evite o bate-bate das malas

Você pode usar um edredom para evitar que as malas fiquem batendo dentro do bagageiro. O conselho é envolver os objetos com o cobertor amenizando os choques e ajudando a preencher os espaços vazios.

Use sacos selados a vácuo

Eles comprimem roupas, travesseiros e edredons, reduzindo seu volume em até 5 vezes. É uma boa maneira de ganhar um espacinho extra.

Não obstrua a visão na parte de trás do veículo

Motoristas que não possuem visibilidade completa da pista correm maior risco de sofrerem colisões. Em cima da tampa traseira não deve ser colocado nenhum tipo de objeto, pois isso atrapalha a visibilidade e pode, com uma freada brusca, ser lançado de forma direta na cabeça dos passageiros.

Use o rack correto

Jamais coloque bagagem na parte superior do veículo sem o acessório próprio para fazer esse tipo de transporte. Não se esqueça de comprar rack correto e que tenha o selo de qualidade do INMETRO, para não correr o risco de ver as malas voando e causando um acidente mais grave.

Bagageiro Maleiro para Teto

Rede no bagageiro

Um ótimo acessório para o porta-malas é a rede. São resistentes, ajudam a organizar as bagagens e evitam que pequenos objetos fiquem soltos no porta-malas.

Rede Elástica para Bagageiro e Porta Malas

Lembre-se que é importante garantir uma viagem segura, confortável e planejada. Prepare seu veículo, faça a manutenção periódica, planeje o roteiro e as despesas para curtir sem preocupação.

Se você precisa de um pouco mais de espaço para a família, acesse o site da Carflix e encontre o carro ideal.

Você também vai gostar
Carflix - Consumo de Combustível
O que fazer para diminuir o consumo de combustível?
Luzes Painel
Luzes do painel acenderam, e agora?