Dicas Gerais

Dicas de como usar o ar quente do carro

Ar Quente
0

Com a chegada do inverno, o sistema de ar quente do carro se torna um importante aliado para driblar a frente fria. Trazendo projetos automotivos cada vez mais voltados para o conforto do motorista, essa ferramenta de extrema importância necessita de cuidados especiais, por isso, a Carflix separou as principais dicas de como usar o ar quente do carro, para que não restem mais dúvidas!

Carros mais antigos tendem a ter mais problemas com a utilização do ar quente devido ao entupimento dos dutos e mangueiras do sistema obsoleto de aquecimento de ar, já os carros mais novos, contam com o sistema de “tampers” desenvolvido para otimizar a utilização e reduzir a chance de manutenções recorrentes.

Como funciona o ar quente do carro?

O ar quente dos automóveis é proveniente do calor gerado pelo motor, que auxiliado por um radiador e um ventilador, levam o ar para a parte interna do veículo. 

O sistema obsoleto de ar quente funcionava com a utilização de dutos e mangueiras para alimentação do radiador de aquecimento que, muitas vezes, precisava de um cuidado especial na limpeza do sistema de arrefecimento e gerava problemas por entupimento proveniente de sujeira do próprio veículo.

O atual sistema conta com “tampers” (portas) que controlam a separação do ar quente e frio, mantendo a água aquecida constantemente no radiador. O sistema que substituiu o anterior evita que o ar quente só funcione perfeitamente após dado um momento que o motor já foi utilizado, porém, pode comprometer o uso do ar frio por conta do mesmo armazenamento constante de água quente no radiador.

Para manter os “tampers” sem empenamento é importante seguir alguns cuidados que serão citados posteriormente!

Quais os cuidados necessários?

Por ser um trabalho a mais ao automóvel, alguns cuidados são essenciais para evitar manutenções extras.

Uma dica muito importante e pouco comentada é que o ar quente necessita ser ligado ao menos uma vez por semana mesmo nos períodos mais quentes, para manter seu pleno funcionamento, evitando que as portinholas do “tamper” empenem. É importante ressaltar que até mesmo os modelos mais novos estão sujeitos à possível proliferação de fungos e bactérias, por tanto a limpeza do sistema é imprescindível. 

Em carros mais antigos, os que utilizam o sistema de mangueiras, a limpeza precisa ser periódica, enquanto nos mais novos, a cada um ano de utilização, para que não haja o entupimento dos dutos, impedindo a saída de ar, causando mau cheiro ou a própria proliferação citada acima. 

Cada vez mais as montadoras criam projetos que facilitam e otimizam a experiência do cliente ao usarem seus produtos. Você deseja um carro com maior conforto? Está pensando em trocar seu veículo, quer conforto mas não sabe por onde começar? A Carflix tem um catálogo completo de veículos das mais variadas marcas e valores, buscando sempre a satisfação do cliente seja na escolha, na compra ou na venda do seu veículo. Ficou interessado? Acesse o site da Carflix

Car photo created by whatwolf – www.freepik.com

Você também vai gostar
Bancos de Couro
Como limpar bancos de couro do seu carro
Como Saber se o Carro Precisa de Alinhamento e Balanceamento?