Dicas Gerais

Dicas de como transportar seu pet com segurança no carro.

Blog Carflix Transporte de Pet
0
Avalie este post

Verão é a estação que muitas pessoas tiram férias e fazem aquela tão aguardada viagem, mas como transportar seu pet com segurança? Ele faz parte da família, seria injusto deixá-lo em casa, por isso, nós vamos te dar algumas dicas para levá-lo em segurança.

O transporte de animais no carro exige alguns cuidados para garantir sua segurança, por isso existem leis que obrigam os motoristas a prestarem atenção nestes cuidados, sob a pena de multa. De acordo com a Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 do código de trânsito brasileiro, conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, é considerado uma infração grave com penalidade de multa.

Se o motorista infringir essa lei, ele pode perder até 5 pontos na carteira, além de pagar uma multa de R$127,69 e até mesmo ter o carro apreendido. O transporte indevido do seu animalzinho no carro não causa apenas a perda de pontos na carteira e uma multa para pagar, isso pode gerar acidentes graves e colocar em risco a sua segurança e a do seu pet.

Se o animal está solto no carro, ele oferece risco ao motorista, podendo tirar a atenção do mesmo da direção, por isso atualmente existem algumas opções que permitem levar seu pet para passear de carro de forma segura e confortável.

IDENTIFICAÇÃO

Antes de tudo, identifique seu animal, coloque uma coleira nele, e junto dela insira seus dados de contato. Não se esqueça do nome do cão também, pode ser bem útil para quem encontrá-lo.

CAIXINHA DE TRANSPORTE

Essa sem dúvida é a forma mais indicada e segura. Colocar seu cachorro ou gato dentro da caixinha rígida e prender a alça com o cinto de segurança. Seu pet vai estar seguro e confortável dentro da casinha e ela ficará bem presa por conta do cinto, evitando o risco de se soltar ou tombar.

https://www.petz.com.br/produto/caixa-de-transporte-luxo-furacao-pet-preto-e-azul-95016

CADEIRINHA

Essa pode ser uma boa opção se o seu animalzinho não curtir muito ficar preso dentro da caixinha, já que permite uma sensação maior de liberdade. A cadeirinha vai presa no banco do carro e o animalzinho preso pela coleira dentro dessa cadeirinha. São recomendadas para cachorros pequenos até 10 quilos.

https://www.zenanimal.com.br/cadeirinha-de-carro-transpet-big

CINTO DE SEGURANÇA

Para cachorrinhos de todos os tamanhos, especialmente os grandões, o cinto de segurança é uma ótima opção. É como se fosse uma guia normal que você prende direto no fecho do cinto de segurança do carro. Muitas pessoas prendem a guia normal do cachorro no cinto de segurança do carro e isso é errado e perigoso da mesma forma. O cinto para transporte de animais é especial para isso e possui um tamanho que faz com que o cachorro fique firme e não tenha liberdade no banco de trás.

https://www.petz.com.br/produto/cinto-de-seguranca-petego-para-caes-preto-99502

GRADE OU TELA DE SEGURANÇA

Se o seu animal é grande, além do cinto, você deve providenciar uma grade de proteção que é colocada entre o banco de trás e a parte da frente do carro.

https://www.zenanimal.com.br/tela-de-protecao-para-carro-pet-guard

Mesmo com todas essas ferramentas de segurança, não é todo animal que curte um passeio de carro. Por isso lembre-se sempre de deixar o carro bem ventilado, não dar muita comida antes de fazer uma viagem mais longa e, se seu animal não gostar mesmo desses passeios, não forçá-lo para evitar uma situação de estresse, o que pode prejudicar a saúde dele. Uma opção é deixar o seu animal em um hotel especializado em animais.

Lembre-se de conferir a saúde do seu animalzinho. Dê todas as vacinas necessárias e os remédios contra pulgas e vermes. Faça dessa viagem algo prazeroso para você e para seu pet.

Car photo created by welcomia – www.freepik.com

Você também vai gostar
Carflix - Tipo de direção
Qual tipo de direção é melhor elétrica ou hidráulica?
Película antivandalismo
Entenda o que é e como funciona a película antivandalismo.