Dicas Gerais

Como transportar bicicleta de forma segura.

Transportar Bicicleta
0
Como transportar bicicleta de forma segura.
Avalie este post

Passear de carro é bom, mas ter a liberdade para explorar lugares com sua bicicleta e curtir uma boa pedalada onde o carro não chega é uma sensação indescritível. Neste post vamos mostrar as formas mais comuns e seguras para você transportar bicicleta, assim você pode escolher o suporte mais adequado a seu passeio.

Em 2010 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) atualizou as normas do transporte de bicicletas em veículos particulares. Conforme a Resolução 349 é obrigatório respeitar o peso máximo especificado para o seu veículo. Também de acordo com essa resolução a bicicleta não deve atrapalhar a visibilidade da placa, nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.

É obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos quando houver encobrimento total ou parcial da placa traseira. A segunda placa deverá ser oficial, requerida no órgão de trânsito local e lacrada em uma posição visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria.

A legislação também diz que, ao transportar a bicicleta, as luzes de freios, os indicadores de direção (setas) e os dispositivos refletores não devem ser ocultados. Ao transportar na parte externa do veículo, a bicicleta deve está fixada em dispositivos apropriados, móveis ou fixos, diretamente no veículo ou acoplados ao reboque.

Os motoristas que conduzirem veículo com equipamento ou acessório proibido estarão cometendo uma infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação e retenção do veículo. Já transitar com dimensões de carga superiores aos limites estabelecidos resulta em multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo. Caso você desobedeça à legislação, não estará apenas cometendo uma infração, mas também poderá provocar algum tipo de acidente na estrada.

Suporte traseiro

Possui baixo custo e praticidade, é de fácil instalação e não é necessário desmontar sua bicicleta para transportá-la. As desvantagens são que compromete a funcionalidade do porta-malas, pode encobrir a placa e as luzes do veículo e também requer mais atenção aos espaços durante a condução, dependendo do tamanho da bicicleta.

Suporte Traseiro
Submarino

Suporte de teto

É o mais comum, mas seu carro precisará ter um rack. Uma vantagem é que fica distante da lataria do veículo afastando o risco de perdas em caso de batida. Com esse suporte você não precisa se preocupar com a falta de visibilidade da placa pois a traseira estará liberada, mas tem que ficar atento com a altura máxima dos lugares por onde você passar. Cuidado ao colocar ou tirar a bicicleta do rack, pois pode causar riscos.

Suporte de Teto
Submarino

Suporte acoplado ao engate

Suporte de Engate
Submarino

Diferente dos outros modelos precisa da aprovação do Departamento de Trânsito (DETRAN), pois nem todos os veículos têm capacidade de tração e estão aptos ao uso de engate. A bike fica afastada do carro neste tipo de suporte e a chance de riscar a lataria diminui. Outra vantagem é que o engate pode ser utilizado não só para as bikes, mas para vários outros reboques. A desvantagem é o custo. Esses suportes costumam ser bem mais caros que os demais.

Dentro do carro

De acordo com a legislação não há nada que impeça o transporte da bicicleta dentro do veículo. Assim, você evita o custo com o suporte, não corre risco ao entrar em garagens ou passar por obstáculos na estrada. A desvantagem é a necessidade de montar e desmontar a bicicleta para colocar no interior do veículo e o espaço que ela ocupará no porta malas.

Dessa forma a melhor jeito de transportar a bike no carro depende de cada pessoa. Você deve buscar solução de acordo com o tipo de bicicleta, percurso e automóvel, adequando assim as suas necessidades.

Gostou das nossas dicas? Prepare sua bike e aproveite bastante o passeio!

Photo by Timotheus Fröbel on Unsplash

Você também vai gostar
Mitos e Verdades Sobre as Proteções da Pintura do seu Carro
Carflix - Consumo de Combustível
O que fazer para diminuir o consumo de combustível?

Deixe o seu comentário!

Seu comentário

Seu Nome
Seu Site