Dicas Gerais

Como Saber se o Carro Precisa de Alinhamento e Balanceamento?

0
Avalie este post

Esse é uns dos casos que todo proprietário de veículo fica em dúvida. Muitos não sabem diferenciar alinhamento e balanceamento. Os dois serviços são de extrema importância para uma excelente condução do automóvel e garante também a segurança tanto do motorista, quanto dos passageiros.

Vamos fazer um breve resumo explicando a diferença de alinhamento e balanceamento.

Alinhamento – É o ajuste dos ângulos das rodas de modo que fiquem retas ao solo e paralelas umas as outras. O ponto central deste ajuste é garantir a vida prolongada dos pneus, uma condução reta e estável.

Balanceamento – Contribui para que o carro seja conduzido de forma tranquila. Equilibra o conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo, melhora a estabilidade do veículo e, consequentemente, a dirigibilidade.

Como Saberei que o meu Carro precisa de alinhamento?

Essa é uma pergunta frequente entre os motoristas que querem a cuidar do seu carro.

Para evitar que perceba a necessidade de um alinhamento em situações extremas do veículo, fique atento nos seguintes sinais ao dirigir:

  •   Se sentir seu carro afastando ou sendo puxado de uma linha reta;
  •   Saindo com facilidade de uma linha reta em uma superfície plana;
  •   Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
  •   Analisar se os raios do volante estão para o lado, enquanto está em uma estrada reta e plana.

Esses são alguns fatores que você motorista deve prestar atenção durante a condução do veículo. Caso venha perceber algumas das causas acima, vá imediatamente ao mecânico especializado para resolver o problema, antes que se agrave.

Como Saberei que o meu Carro precisa de balanceamento?

Muitos por não saberem a diferença entre alinhamento e balanceamento, acabam misturando todos os problemas em um, resolvendo apenas uma parte do ajuste necessário para o veículo. Então para não ficar no mesmo erro e tendo prejuízo constante, conheça os sinais que seu veículo mostra quando precisa de um balanceamento:

  •   Volante vibrando em certas velocidades;
  •   Banco ou Piso vibrando em determinadas velocidades;
  •   Pneus recortados ou em concha.

Agora você já está pronto identificar se seu carro precisa de alinhamento ou balanceamento. Fique atento e previna, assim você preserva seu veículo e economiza dinheiro.

Photo by Freepik
Você também vai gostar
Parabrisa Trincado
É possível reparar o para-brisa do carro?
Perfumes inspirados em carros de luxo