Dicas Gerais

Como limpar bancos de couro do seu carro

Bancos de Couro
0

Bancos de couro, apesar de aumentarem um pouco no valor do carro, são a alternativa perfeita para quem prioriza a limpeza além de uma boa estética. Tornando-se cada vez mais preferíveis, principalmente para quem carrega crianças no carro ou utiliza o veículo com bastante frequência, pois estão sujeitos a sujar mais os bancos do automóvel. Pensando nisso, a Carflix separou as melhores dicas de cuidados gerais sobre como limpar os bancos de couro do seu carro e mante-los sempre em perfeito estado.

Tratando da limpeza do carro, automóveis com bancos de couro, dos mais variados tipos e cores necessitam de uma atenção e cuidado especial, levando em conta o material e acabamento que são feitos. Confira!

Por que escolher carros com banco de couro?

Ao comprar um carro, o conforto anda em paralelo com o bom visual. Carros com bancos de couro são esteticamente mais preferíveis para quem tem crianças e as levam no carro, visto que podem derramar líquidos ou produtos que danificam o revestimento dos bancos.

O “couro” utilizado na confecção dos bancos, pode ser de origem animal ou não. Na maioria das vezes são utilizados insumos de um tipo de plástico batizados erroneamente de couro sintético ou ecológico para o revestimento, que requerem maior cuidado comparado ao couro animal e caso não seja realizado a limpeza correta, pode ocasionar rachaduras além da impregnação de odores.

A variadas cores de “couro” também é um tópico a mais. Cores mais claras como o bege e o cinza claro, precisam de atenção redobrada à manchas, principalmente com relação a tintura de calças, que podem manchar permanentemente o material.

Como limpar os bancos de couro? 

Kit de limpeza 

Com a grande demanda por bancos de couro, produtos próprios para a limpeza foram desenvolvidos, o kit contém o produto para a limpeza e um hidratante próprio que evitam o ressecamento e endurecimento do couro. O valor varia em média de R$ 26 a R$ 50.

Detergente neutro

Outra alternativa barata e acessível é a limpeza com detergente neutro. O detergente neutro por ser transparente não mancha o couro, por isso, é o tipo utilizado para a limpeza! É importante ficar atento a marca utilizada, algumas podem utilizar na composição produtos que agridem o material. 

Após a aspiração do veículo, é preciso fazer uma mistura do detergente com água e esfregar nos bancos com o auxílio do lado macio de uma esponja de cozinha, após essa etapa, é só tirar com um pano úmido. 

Hidratação do couro

Um acontecimento muito comum é o ressecamento do couro; e como ele pode ser evitado? A hidratação é o tratamento ideal contra o ressecamento do couro, o hidratante é vendido separadamente. Não é recomendado o uso de silicones e ceras pois, além de não hidratarem realmente o couro, deixam a superfície oleosa e escorregadia.

Quando deve ser feito a limpeza?

Nos cuidados gerais, caso não haja algum imprevisto, no couro preto ou em tonalidades mais escuras, a limpeza deve ser feita a cada 30 dias e em caso de tonalidades mais claras, como bege, branco e cinza-claro, a cada 15 dias.

Automóveis com banco de couro de fábrica ou com revestimento de couro ainda custam um pouco a mais que o normal, uma boa alternativa são os veículos seminovos. Quando for comprar um seminovo com bancos de couro use nossas dicas e verifique as condições que ele se encontra. 

Photo by Mike Bird from Pexels

Você também vai gostar
5 Carros Sedãs Mais Vendidos
5 Carros Sedãs mais vendidos do primeiro semestre de 2019.
Manuteção do Freio
Sistema de freio do carro: dicas de manutenção e troca