Dicas Gerais

10 Dicas para lavagem do seu carro.

Carflix - Dicas de Lavagem
0
10 Dicas para lavagem do seu carro.
5 (100%) 1 vote

Todos admiram um carro bem limpo desfilando nas ruas, mas nem todos sabem a importância de realizar corretamente a lavagem do seu carro. Você sabia que um simples balde de água e um pano podem ser grandes vilões da pintura do seu carro? Muitas vezes pequenas sujeiras na lataria do seu carro podem ser um dos principais causadores de riscos, principalmente quando você tenta removê-las de maneira errada.

Já parou para pensar que você pode estar lavando seu carro de forma errada? Um carro pode reter sujeira em vários locais, e é importante realizar a limpeza do carro visando, além da lavagem externa do carro, a limpeza do porta-malas e carpete, limpeza do teto e portas, incluindo também a higienização e impermeabilização dos bancos (tecido ou couro).

Abaixo estão listadas dez dicas importantes para você lavar seu carro otimizando seu tempo, gerando economia de água e, principalmente, deixando seu carro totalmente higienizado e saudável.

1. Não lave o carro embaixo do sol

Evite lavar o carro sob um sol escaldante, pois quando o sabão seca na lataria quente há mais chances de fixar marcas indesejáveis que comprometem a pintura. O ideal é fazer a lavagem na garagem ou em lugar com sombra.

2. Use produtos adequados

São recomendáveis produtos específicos, buchas, esponja, pano de algodão, e sabão neutro em vez de detergentes. Para limpar os vidros, separe um limpa-vidros. Se não tiver, utilize um pano úmido com água. Não há necessidade de passar álcool, pois dias depois pode surgir acúmulo de sujeiras. O uso de silicone protege contra os raios solares, revitaliza a superfície e cria uma película contra a poeira.

3. Use xampu de automóvel

Os xampus automotivos limpam bem tanto a lataria como as peças plásticas externas, mas não exagere na quantidade do produto, lembre-se que ao utilizar em excesso, além de desperdiçar material, você também precisará de mais água para remover o produto. Opte pelos xampus para carro que possuem medidores de acordo com o tamanho do carro e, na dúvida, utilize em menor quantidade e vá acrescentando aos poucos.

4. A direção da limpeza é importante!

A regra é lavar o carro começando no teto e indo até o chão. Não tente lavar toda lataria de uma só vez para que nenhum produto seque e se fixe. Assim que ensaboar uma parte, enxague imediatamente. Deixe os pneus para o final, pois soltam mais graxas. Quando estiver tudo limpo, separe um pano seco macio, preferencialmente de microfibras, e passe-o por todo o carro, também de cima para baixo.

5. Melhor maneira de limpar o interior do veículo

Para limpar por dentro do carro você pode usar primeiro um aspirador de pó e, na sequência, um pano úmido. Utilize um pano úmido, com água ou produto apropriado para a limpeza dos estofados.  Para a limpeza do teto, utilize um produto específico e faça movimentos suaves para não deixar marcas no tecido. Para limpar os carpetes, você começa retirando-os do veículo, e depois pode dar aquela famosa “sacudida” no chão e em seguida pode passar um pano úmido, ensaboando os tapetes e enxaguando-os na sequência.

6. Cuidado com banco de couros

Para estofados, o couro é um dos que exige mais atenção sendo recomendado o uso de hidratantes que garantem o brilho e renovam a textura. Para os estofados de tecido ou vinil, pequenas manchas saem com limpadores especiais, mas se a sujeira for grande e não sair será preciso procurar um profissional especializado. A higienização do banco de couro, se feita de forma errada, pode causar manchas e até mesmo desgaste do couro, gerando prejuízo imediato.

7. Lembre-se, é preciso limpar o motor do carro

É preciso limpar o motor do carro para evitar a ferrugem. Apenas uma vez por ano ou no semestre é suficiente. Use a lavadora, ou uma mangueira, quando o motor estiver frio, com pressão moderada para não danificar nenhum componente. Se o motor do seu carro não puder ser lavado com água, você pode utilizar uma bucha seca para retirar as sujeiras mais grossas.

8. Período para lavagem

A lavagem deve ser feita uma vez a cada quinze dias se você não pega muita rodovia e quase não anda em estrada de terra. Se houver lama é preciso redobrar a atenção, porque pode provocar ferrugem se ficar por muito tempo no veículo.

9. Economize água

Não exagere no uso dos produtos, dessa forma não irá precisar utilizar muita água no enxágüe. Seja consciente, para uma limpeza correta não é necessário desperdício!

10. Cuidados com a finalização

Ao terminar a lavagem, tenha uma toalha de microfibra para secar o carro, pois ela não solta fiapos, assim você proporciona brilho, pois boa parte dos xampus que existem no mercado já possui cera, e elimina as chances de surgir manchas ao fazer isso.

 

Seguindo esses passos, você garantirá que a limpeza vai valorizar seu carro e não danificar com riscos ou manchas. Caso você tenha lavado seu veículo recentemente e acabou riscando a lataria, vale à pena adquirir um produto que elimina esses problemas. Pequenos defeitos desaparecem com esse tipo de produto, que ainda proporciona ótimo acabamento. Já passou por sustos assim? Dê dicas também para outros leitores.

 

 

(Imagem de Peoplecreations – Freepik.com)

 

 

Você também vai gostar
Carflix - Tipo de direção
Qual tipo de direção é melhor elétrica ou hidráulica?
Entenda a diferença entre câmbio de carro manual, automático e automatizado.